domingo, 30 de janeiro de 2011

O quê? Quem? Como?

Olá! Dando continuidade às nossas reflexões, voltemos às perguntas: O quê? Quem? Como?
Vejamos:

1. Ao responder o quê? Estou dizendo sobre meu objetivo com o texto, naturalmente o meu interlocutor identificará sobre o que ele irá ler, o que ele irá encontrar naquele texto; daí ele poderá, inclusive, desistir da leitura caso não lhe diga respeito ou não lhe interesse.

2. Quem irá ler o meu texto? Nesta questão, refletirei, por exemplo, que tipo de vocabulário poderei usar, pois dependendo do meu interlocutor terei sempre a escolha das palavras que irei utilizar em meu texto, sendo assim, escreverei um texto formal ou informal.

3. Como? Aqui escolherei o gênero textual, questão que discutiremos logo, mas se tiverem pressa em saber o que é um GT, avisem. Mas, só para adiantar, escolha entre outros: uma carta, um bilhete, um telegrama, uma crônica, e assim por diante.

Espero que tenham gostado da explicação, entretanto, desejo que façam sugestões, críticas sobre o que estou escrevendo, enfim, mandem seus recados, suas dúvidas, ficarei grata.

Hoje deixarei um texto que vi na porta de uma empresa:
"Por ordem da Direção é proibido a entrada de funcionário de outros setores na recepção.
Agradece.

Existe algum problema no texto acima?
Se você considera que há algum problema diga-nos por favor.
Por hoje é só pessoal! Aguardo contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário